domingo, 3 de abril de 2011

NOVAS CAVERNAS EM UNAÍ.

Um belo ninho de pérolas








Oólitos ou pérolas de cavernas
Com a idéia de aliar o prazer do contato com a natureza, a prática esportiva e a proteção do patrimônio espeleológico o Diário do Carbureto tem se aventurado pelas brenhas do cerrado unaiense.
Em sua última saída e com a finalidade de explorar uma cavidade localizada por dois de seus integrantes em setembro de 2010  aconteceu aquilo que todo explorador deseja.

Foi encontrada em um maciço calcário ás margens do Ribeirão Canabrava uma pequena gruta por nós batizada como Lapa da Foice.
 Em poucas horas de exploração a equipe do Diário do Carbureto concluiu o reconhecimento alegre pela saída, mas achando que a  dimensão da caverna ficou abaixo das expectativas.
Na saída resolvemos explorar uma passagem que deixamos para o final. Conseguimos acrescentar mais uns bons metros no desenvolvimento da caverna, o que foi legal. Um dos integrantes, intrigado com uma mancha extremamente branca perto de uma parede resolveu se aproximar para checar aquilo.
Foi ao chegar mais perto verificou se tratar de um especialíssimo ninho de pérolas (oólitos).
Pérolas sob a luz da carbureteirs. A brancura do mineral é tão grande que  adquire a cor exata da fonte de luz.
 Entusiasmadíssimos com a descoberta todos sacaram de suas câmeras e , para não  prejudicar o desenvolvimento deste belíssimo espeleotema, se postaram com extremo cuidado ao redor da descoberta do dia.
Como todo apreciador de cavernas sabe, não devemos deixar para trás, nenhuma abertura por onde é possivel uma pessoa passar. E foi isso que garantiu o sucesso da nossa saída
Mais uma vez comprovamos que, apesar de suas dimensões, qualquer gruta pode guardar em um de seus salões  um  belíssimo tesouro imensamente frági.
Mais um dia ganho para o Diário do Carbureto.

 Salamanta, jiboia-vermelha ou surucucu-de-fogo (Epicrates cenchria crassus). Bela recepão em uma reentrância do paredão

Nenhum comentário: