domingo, 3 de abril de 2011

REGISTROS PRÉ HISTÓRICOS IDENTIFICADOS

Representação de ave pernalta. Pinturas de aves são muito raras na região do Noroeste de Minas

Afiadores, utilizados para lâminas de pedras.





Dois integrantes em uma de suas sondagens no município de Unaí  resolveram verificar a existência de um possível sítio rupestre. Após rodar vários quilômetros por estradas de terra chegaram em um maciço calcáreo de uns 500m de extensão longitudinal.
Foi então que aconteceu algo interessante. 
Embora nunca tivessem ido ao local, assim que chegaram rumaram às pedras.
Grafismos não interpretados.
Ao ver a densa e vegetação que contornava o maciço que desejavam alcançar, os dois logo preparam o espírito para encarar aquele emaranhado de cipós dos mais variados calibres, com uma diversidade de agulhas capaz de humilhar qualquer  porco-espinho ou alfaiate e, para  reforçar a defesa sempre há aquela parede de urtigas com suas injeções de ácido e histamina prontas para nos acolher.

Espirito preparado, partiram para atacar a trilha. Surpreendentemente em menos de trinta segundos estavam cara a cara com o abrigo. Foi como se uma mão invisível os tivessem guiados diretamente para o local onde a dezenas de séculos atrás grupos de homens e mulheres se reuniam para   se abrigar de feras, cultuar suas místicas ou simplesmente repousar emsegurança.

Encontarmos no local a marca da atividade dos verdadeiros conquistadores do que hoje se chama Unaí.
Afiadores, podiam ter também significado ritualístico
Pinturas em vermelho, carvão e,  provavelmente, calcita  se distribuem   em um abrigo estrategicamente posicionado e tambem ao longo do paredão.
Provável representação de objetos celestes, a figuras em linha podem também representar  humanos
Subindo por uma fenda que percorre diagonalmente a parede, pode-se alcançar um nicho voltado para a baixada que margeia o Ribeirão Canabrava onde se encontram pinturas provavelmente de objetos celestes. Postado neste local  o antigo habitante podia controlar, como um sentinela, toda a movimentação do entorno.  Dali, era possível detectar a presença tanto dos animais perigosos quanto daqueles que representavam uma farta refeição.
Durante a sondagem a dupla acabou por detectar, também, uma entrada de caverna  onde teríamos uma grata surpresa que  foi narrada no post anterior.

A idéia agora é provocar nos unaienses a curiosidade e o respeito ao rico patrimônio do qual são os atuais depositários.

Nenhum comentário: