quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ESPELEO GRUPO GRANDE SERTÃO. O QUE E PARA QUE?









   Somos um grupo composto de pessoas de diversas formações e origens, reunidas em torno de um propósito:  produzir, sistematicamente, informaçõesrelativas às cavidades naturais do NO de Minas Gerais, notadamente as presentes nomunicípio de Unaí-MG.
     Estas informações visam atender a linha orientadora das atividades  do Grupo que é  a prevenção contra as ações de supressão das cavidades naturais para quaisquer finalidades, sempre que isto não seja absolutamente imprescindível para o bem estar das sociedades atuais  e/ou afetem negativamenta as futuras.

     Entre as atividades principais, mas não únicas, do ESPELEO GRUPO GRANDE SERTÃO destacam-se:
I.      Exploração em campo;
II.      Levantamento e identificação das cavidades naturais do NO
Mineiro;
III.      Mapeamento e catalogação das mesmas;
IV.      Levantamento e identificação do seu grau de fragilidade; 
V.      Levantamento e identificação da sua diversidade
bioespeleológica; 
VI.      Levantamento e identificação de potenciais arqueológicos e paleontológicos. Cabe aqui a ressalva de que, compreendendo a complexidade e a delicadeza no tratamento deste materiais e informações, o ESPELEO GRUPO GRANDE SERTÃO não interferirá de forma alguma nos mesmos, respeitando a legislação respectiva. O Grupo, nestes casos se limitará a informar as instituições competentes sobre a existência destes, assim como cobrar sua proteção.
VII.      Realização de atividades pedagógicas de conscientização em relação à importância das cavernas, inclusive sua relação com os mananciais de água para consumo humano (em muitos casos, elas são a porta de entrada pela qual a água chega aos lençóis e aqüíferos).
VIII.      Realização de palestras de esclarecimento sobre conservação e
legislação de cavernas;
     O ESPELEO GRUPO GRANDE SERTÃO defende o princípio da sustentabilidade como orientador das atividades humanas com finalidades econômicas.Deste modo desejamos que a sociedade se norteie pela idéia de que suas ações em busca de sobrevivência, bem-estar e desenvolvimento não devem ser desempenhadas de forma a ameaçar a busca das próximas gerações por estes mesmos objetivos. Decorre disto, a idéia de restringir ao mínimo necessário as atividades antrópicas geradoras de impactos irreversíveis ao meio-ambiente.
     Uma vez que se prove imprescindível a execução de atividades geradoras de impactos irreversíveis, deverá ser procurada a modalidade menos danosa possível para sua execução.
Este é o nosso objetivo.